O termo FRATER LUCIS significa IRMÃO DA LUZ e FRATRES LUCIS significa Irmãos da LUZ ou ainda Irmandade da Luz.

ILLUMINATTI significa “ILUMINADO”.

Nada é “superior” das palavras “Fratres Lucis” ou “Illuminati”, como nada é superior das palavras “Rosa+Cruz” ou “Maçonaria”. Isso significa que qualquer destes caminhos, leva a um mesmo fim, sob formas e métodos diferentes.

Porém ao longo do tempo têm existido muitas Ordens e Fraternidades que utilizam indistintamente estas palavras, com significados diferentes.

O que queremos dizer com isto?

Cada Ordem ou Fraternidade dará sua resposta. Justamente porque cada uma tem um método com sua forma distinta de trabalho e devem ser respeitados. Seja Martinista, Thelema, Maçonaria, não Illuminati, Rosa+Cruz ou que nome quer que utilize. Cada uma tem um método cujo objetivo é chegar ao mesmo fim.

Mas elas somente podem ser verdadeiras no sentido de que realmente seja uma emanação da Igreja invisível de que nos fala o nosso Mestre Eckarthausen.

 

Karl Von Eckartshausen (1752 – 1803) escreveu em sua Primeira carta de “A Nuvem sobre o Santuário”:

“O fim mais elevado da religião é a união mais íntima do homem com Deus, e esta união aqui embaixo já é possível, porém não o é mais que pela abertura de nosso sensorium interior e espiritual que abre nosso coração para fazer-lhe suscetível de receber a Deus”.

“Estes são grandes mistérios que a filosofia nem sequer suspeita e cuja chave não se pode encontrar entre os sábios da escola”.

 “Entretanto, uma escola mais elevada sempre existiu, à qual foi confiada o depósito de toda ciência, e esta escola era a COMUNIDADE INTERIOR e LUMINOSA DO SENHOR, a SOCIEDADE DOS ELEITOS que se propagou sem interrupção desde o primeiro dia da criação até o tempo presente”.

 “É certo que seus membros estão dispersos por todo o mundo, porém sempre estiveram unidos por um espírito e uma verdade e nunca tiveram mais que um conhecimento, uma fonte de verdade, um Senhor, um doutor e um mestre. Um doutor e um mestre, no qual reside substancialmente a plenitude universal de Deus e que Ele os iniciou somente nos altos mistérios da natureza e nos do mundo espiritual”.

 “Esta COMUNIDADE DA LUZ era chamada em todos os tempos a IGREJA INVISÍVEL E INTERIOR, ou a COMUNIDADE MAIS ANTIGA…”.