A Escola de Mistérios que se denomina  “Ordem dos Fratres Lucis” ou “Ordem dos Irmãos da Luz”. Em Latim, é a ORDO FRATRES LUCIS.

Um Irmão a deu forma e preparou seu nascimento; outros Irmãos levantaram a Bandeira, tomando o atrevimento de traçar uma rota sobre a qual projetar nosso crescimento esotérico, portanto em 23 de julho de 2000 este levante deu origem a Fundação da ORDO FRATRES LUCIS (moderna).

Quando foi fundada a ORDO FRATRES LUCIS ou Ordem dos Irmãos da Luz, não era uma referência à Ordem Illuminatti de Adam Weishaup fundada em 1776. Foi Inspirada na Ordem Florentina dos Irmãos da Luz, fundada em 1498, como continuação secreta da Academia Platônica de Marcelo Ficcino.

Em 9 de setembro de 2003, o Ordo Fratres Lucis recebeu do Bispo e Grande Mestre LEWIS S. KEIZER o Reconhecimento por seu Trabalho de Propagar a Luz Maior, a Carta Patente que o credencia como a “Continuação Moderna do Espírito da Ordem Original Antiga”.

O Ordo Fratres Lucis é o Novo Corpo Manifestado, Regular e Tradicional do Espírito da Antiga Ordem Florentina, Rosacruz, Hermética e Gnóstica de 1498. É também o Sucessor Espiritual da Obediência Maçônica do século XVIII.

Esta Ordem é o Círculo Interno do qual emana a Comunidade de Fratres Lucis ou Círculo Externo. Ambos são livres, apesar de diferirem no método.
A Comunidade de Fratres Lucis foi concebida para a troca irrestrita de informações entre membros de várias ordens e fraternidades, reinando uma espécie de “anarquia espiritual”, onde a única direção é a inspiração de seus membros.
A Ordem das Fraternas Lucis ou ORDO FRATRES LUCIS é uma organização onde a “Hierarquia Espiritual” reina, bem como o progresso dentro dela, é dada pela comunicação merecedora e espiritual.

Esta Ordem, como toda Ordem Iniciática, tem seus Templos (Lojas) que são locais de reunião física de seus membros. A incorporação de um deles requer a Iniciação respectiva no Primeiro Grau da Ordo Fratres Lucis, e o sustento material do dito Templo é como qualquer outra organização material, mas neste caso, as quotas são fixadas por cada Loja de maneira independente, não devendo nenhuma contribuição a Ordem, ou seja, será apenas para o sustento de sua estrutura e materiais.

Nenhum membro deve pagar nenhuma quota por sua afiliação à Ordem dos Fratres Lucis. Nossa Ordem não é um site. Não vendemos nossas lições, mas a possibilidade de enviá-las pela Internet, faz desnecessário cobrir custos de impressão e edição.

O centro dos ensinamentos da ORDO FRATRES LUCIS moderna, em concomitância com os ensinamentos de suas antecessoras de 1498, é RESTAURAR NO MUNDO OS ENSINAMENTOS DE NOSSO MESTRE JESUS CRISTO.

Tudo isto se desenvolve na doutrina contida em nossas séries de lições ou SYLLABUS, que são CRISTÃOS no sentido esotérico. E para isso estudamos as obras de cristianismo esotérico do Magister Lucis Eckarsthausen. Esta Rota terá paradas pontuais, nas quais receberão pela Internet um SYLLABUS HERMETICAE, composto por ensinamentos éticos e filosóficos de nossa Ordem.

Avançaremos unindo forças. Os Irmãos que vierem até nós, terão maior material a sua disposição e o fruto de um mapa detalhado. Nós, que avançamos em terreno desconhecido, teremos que defrontar-nos com situações inéditas.